5 Dicas para salas dois ambientes

A decoração de sala para dois ambientes pode deixar o espaço harmonioso e aconchegante. Além disso, é possível aproveitá-lo melhor — o que, estrategicamente, dá uma ideia de amplitude diferenciada.

Um imóvel que possui muitas paredes limita as ideias e isola a conexão entre as pessoas. Por isso, a tendência do momento é usar móveis e acessórios para separar os recintos, facilitando a interação entre os moradores e visitantes.

O objetivo deste post é mostrar a vantagem de aproveitar bem os espaços e como a decoração tem um papel fundamental nesse aspecto. Continue lendo e veja 5 dicas de como decorar sua sala para dois ambientes.

Vantagens do aproveitamento de espaços

O lar dos sonhos é aquele em que todos os moradores se sentem confortáveis, seguros e conectados uns aos outros. Assim, a ideia de dois ambientes em um mesmo espaço tem sido cada vez mais difundida. A ausência de paredes aumenta as possibilidades de fazer uma decoração de sala para dois ambientes que seja, ao mesmo tempo, funcional e elegante. Em um mundo moderno e digital, é importante que as pessoas se encontrem dentro da própria casa.

No geral, quando integrada, a sala de dois ambientes concentra móveis de estar e de jantar. Logo, com dois ambientes, a circulação é mais fácil, assim como os diálogos, devido à proximidade do mobiliário. Os imóveis modernos são compactos, estruturados para um dia a dia que requer praticidade. Portanto, os apartamentos e casas enormes, com grandes cômodos já não são tão preferidos, como no passado.

São agora casas e apartamentos pequenos e compactos que priorizam as facilidades para moradores com uma rotina intensa, repleta de compromissos e pouco tempo para se dedicar aos cuidados com a arrumação doméstica. Essa é uma das vantagens da decoração de sala para dois ambientes — sem paredes, o cômodo dará a sensação de ser muito maior do que é, na verdade. Dessa forma você vai conseguir ter um espaço bastante agradável.

Os acessórios usados para complementar a decoração podem ser livros, quadros, almofadas, etc. É importante que a composição traduza a ideia de simplicidade, mas, com elegância e bom gosto. Em espaços conjugados, cada detalhe faz diferença, sendo importante ter a relevância e a utilidade conectadas. De um espaço a outro, qualquer pessoa precisa sentir a extensão e profundidade, assim como a facilidade de transitar pelos dois ambientes.

Jardim vertical

O tipo mais conhecido de jardim é horizontal e ocupa maior espaço. Com uma opção verticalizada, além do aproveitamento do espaço, a aproximação da natureza dará maior energia e integração com a beleza, o aroma e a harmonia das plantas.

Entretanto, é preciso ter cuidado com os tipos de plantas usadas para montagem desse tipo de jardim. Muitas exigem luz do sol, enquanto outras preferem a sombra. Com a ajuda de um profissional, você saberá exatamente o que usar e como cuidar do seu jardim, para que ele esteja sempre bonito e saudável.

Espelhos inteiriços

Os espelhos podem, estrategicamente, ampliar os espaços e dar uma sensação maior de profundidade. Eles contribuem também para reforçar a luz natural, o que é importante para quem usa os ambientes para ler ou estudar.

Não importa se o seu estilo é clássico, contemporâneo, moderno ou rústico — o espelho sempre terá uma participação positiva na decoração. Você pode usar um espelho inteiriço em um lado que favoreça a luminosidade ou a imagem refletida dos móveis e das pessoas, por exemplo.

Cores ampliadoras

Tons neutros e claros costumam ser mais usuais em decoração de sala para dois ambientes. Além da sensação de amplitude, eles permitem que os móveis e adereços tenham mais cores — sobretudo, em um espaço menor, para não deixar o ambiente carregado. Você pode também optar por um ambiente clean e minimalista, combinando tons entre ambientes e móveis. Assim, a sala terá um toque único e especial, com uma tonalidade que beneficia todo o espaço.

Móveis planejados

Essa é uma das partes mais importantes na decoração de sala para dois ambientes. Os moveis planejados têm a medida adequada, de acordo com a disponibilidade de espaço. Novamente, contar com a ajuda de um profissional vai poupar tempo e dinheiro no investimento mobiliário.

Imagine comprar a mesa dos sonhos, com diversas cadeiras e perceber que um aparador para auxiliar nos almoços e jantares não caberá no ambiente. Se a cozinha for longe, pode gerar um transtorno para locomover refeições, pratos e talheres.

Iluminação planejada

O ideal é aproveitar a iluminação natural, ao máximo, para deixar o ambiente mais convidativo. Contudo, sabemos quem nem todos os imóveis são favorecidos pela sua posição para aproveitar a luz que vem de fora. Assim, você pode sintonizar uma iluminação planejada com móveis, cortinas, espelhos e janelas, por exemplo.

Afinal, um ambiente bem iluminado valoriza a decoração e estimula o desejo de permanecer no lugar por mais tempo. Existem diversas opções de lâmpadas e iluminação — com lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, de alto rendimento, com fibra ótica, vapor metálico, lavanda fluorescente, lâmpadas halógenas, etc.

Para ter o ambiente ideal e fazer o planejamento adequado da iluminação, considere as cores de paredes, pilastras e móveis. É importante que o tempo e a intensidade de luz natural sejam levados em conta, nesse momento — os lustres e luminárias vêm para dar o toque final na decoração.

Fonte: Moving Blog